Adjetivo

Adjetivo
Vamos ler o texto a seguir.
Narizinho
        Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
        -Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...
    Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em conpanhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.
Monteiro Lobato. "Reinações de Narizinho". In: Obras completas, v. 1,. São Paulo, Brasiliense, s/d.
a) Agora, encontre no texto e anote:
  • uma palavra usada para caracterizar, isto é, dizer como é a casinha de Dona Benta.
  • uma palavra usada para dar características ou qualidades a Dona Benta.
  • as palavras usadas para dar características a Narizinho.
b) O nome "Narizinho" vem de uma característica do nariz da menina. Qual é essa característica?
c) Para você, o uso no texto de palavras que dão características aos elementos é importante, necessário? Por quê?

As palavras que você retirou do texto são chamadas adjetivos. Sabendo disso, complete a frase, conforme o que você pode concluir.
Adjetivo é a palavra utilizada para ________________________________.
  • Escreva alguns adjetivos que sirvam para caracterizar:
a) sua sala de aula.
b) seu quarto.
c) seu artista de tevê favorito.
d) seu melhor amigo.
e) sua cidade.
f) seu bicho de estimação (se tiver).
  • Escreva em seu caderno os substantivos a seguir e anote à frente de cada um deles o adjetivo mais apropriado.
                 
Substantivos
Adjetivos
menina     jóia
casa   dia
caderno
Ensolarado  
 charmosa
limpa   valiosa
organizado
                          
  • Copie as frases a seguir, preenchendo-as com adjetivos. Atenção: as dicas sobre quais adjetivos você deve usar encontram-se entre parênteses.
a) Você não vai acreditar! Conheci uma escritora ___________! (que tem fama)
b) Que cachorro _________! (que tem medo)
c) Tenho um amigo __________. (que trata a todos com carinho)
d) Coloquei no suco, por engano, sal em vez de açúcar. Resultado: acabei tomando suco __________. (que tem sal)
e) Quando tenho um compromisso, sempre chego na hora certa. Sou um pessoa __________. (que tem responsabilidade)
f) Minha amiga se emocionou ao assistir àquele filme. Ela ela uma pessoa __________. ( que tem sensibilidade)
  • Leia as frases. Depois, classifique as palavras sublinhadas em substantivo (S) ou adjetivo (A)
a) Jaqueline ganhou de sua mãe uma bolsa nova.
b) Lucas gosta de ouvir música romântica.
c) Clara comeu um delicioso pudim.
d) Em uma festa de casamento não pode faltar música animada.
e) Ganhei do meu tio um belo casaco.
f) Um pequeno pássaro voou daquela árvore.

  • Reescreva as frases, passando para o plural as expressões destacadas.
a) Emília gosta de usar roupa colorida.
b) Ricardo gosta de amigo sincero.
c) Marcelo adora praticar esporte radical.
d) Meu primo coleciona caneta importada.
e) Júlia só gosta de ouvir música brasileira.

  • Leia a frase.
O escritor brasileiro Monteiro Lobato escreveu diversas obras dedicadas às crianças.
A palavra destacada é um adjetivo. O que ele está indicando? Responda em seu caderno.
  • Anote no caderno o nome de outros escritores de literatura para crianças e, com base nas informações sobre o país ou o estado onde nasceram, escreva o adjetivo pátrio correspondente a cada um deles.
a) Hans Christian Andersen - Dinamarca
b) Jakob Grimm - Alemanha
c) Antonie de Saint-Exupéry - França
d) Carlos Collodi - Itália
e) Ana Maria Machado - Rio de Janeiro
f) Sérgio Cararelli - Minas Gerais
g) Ruth Rocha - São Paulo
  • Assim como Rabicó, há outro porquinho comilão. Vamos conhecê-lo?
Camilo era um leitão.
Um porco grande, o Camilão.
Não era um porco dos mais porcos.
Mas era preguiçoso. E muito guloso.
Um comilão, esse Camilão.
Ana Maria Machado
a) Nesse texto, há alguns adjetivos. Encontre e copie aqueles que você conseguir identificar.
b) Para que você acha que esses adjetivos estão sendo utilizados?
  • Siga o modelo: forme adjetivos derivados e, em seguida, redija uma frase associando cada um deles a um substantivo de forma coerente.
esplendor  ---  esplendoroso  ---  Era uma manhã espledorosa.
a) azul
b) maravilha
c) pedra
d) brilho
e) volume
  • Reescreva as frases, substituindo a locução adjetiva por um adjetivo.
a) São belas as praias do Brasil.
b) Faz bem à saúde o ar do mar.
c) Eduardo sofre de uma doença do coração.
d) Ele não foge às obrigações de pai.
  • Identifique se a palavra em destaque é um substantivo ou um adjetivo.
a) A moça cega vendia flores na esquina.
b) O cego vinha acompanhado de seu filho.
c) O trabalhador brasileiro é esforçado.
d) Marta é uma moça trabalhadora.
e) O moço pediu-me uma informação.
f) O avarento não quis dar esmola.
  • No poema de Mário Quintana, as palavras belo, feio, bom e mau são adjetivos ou substantivos? Justifique sua resposta.
Da perfeição da vida

Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio... O Bom e o Mau... Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!
Mário Quintana
  • Leia o trecho. Nele, o escritor russo Máximo Gorki descreve uma noite à beira-mar.
As nuvens desapareceram e, no veludo negro do céu, brilhavam as estrelas; a superfície mansa do mar refletia o brilho das estrelas e das luzes, que ardiam a bordo dos barcos pesqueiros. A nossa fogueira descobriu suas pétalas parecendo uma grande flor alaranjada.

a) Reescreva o texto substituindo os adjetivos usados pelo escritor por outros, com sentido próximo. Substitua também a locução adjetiva do mar por um adjetivo.
  • Escreva um pequeno texto em que você se descreve. Aborde também aspectos da sua personalidade e inclua adjetivos pátrios correspondentes ao estado e à cidade em que você nasceu.
  • Leia
O livro precioso de minha biblioteca é um velho caderninho de folhas pautadas e capa vermelha, comprado na Livraria Francesa.
Manuel Bandeira
a) Que palavras referem-se a "livros"?
b) Que palavras referem-se a "caderninho"?
c) Qual é a classe de palavras a que pertencem:
  • livro, caderninho
  • precioso, velho, pautadas, vermelha.
  • Observe as frases.
Quero viver na cidade.
Quero viver na cidade grande.
Quero viver em cidades grandes
a) Comparando as frases a e b: em qual das duas se determina o tipo de cidade em que se quer viver?
b) Essa determinação foi feita por meio de uma palavra que acrescentou significado ao substantivo cidade, indicou o tipo de cidade em que se quer viver. Identifique a palavra.
c) A palavra grande é um adjetivo. Aparece junto ao substantivo para determiná-lo, caracterizando-o. Grande está no singular, concordando com o substantivo. Na frase C, o substantivo varia, vai par o plural. O que acontece com o adjetivo?
  • Violência absurda / violências absurdas
a) Singular e plural indicam o número dos nomes. O número singular indica um único ser; o número plural, mais de um
Observe o exemplo e complete:
- substantivo no singular, adjetivo no ______________.
- substantivo no plural, adjetivo no _______________.
b) Quando o adjetivo concorda com o substantivo singular, indo para o singular, e com o substantivo plural indo para o plural, substantivo e adjetivo estão concordando em quê?
  • Cidade tranquila / lugar tranquilo
a) Masculino e feminino são gêneros dos nomes.
Tranquila concorda com cidade. Tranquila e cidade são de que gêneros? E tranquilo e lugar?
b) Cidade tranquila e lugar tranquilo são exemplo de que tipo de concordância?
  • São Paulo é uma cidade de trânsito inviável, barulho insuportável e poluição irritante.
a) Substitua, na frase, trânsito por vida, barulho por comida e poluição por movimento. Observe se os adjetivos variam de gênero.
b) Alguns adjetivos não variam de gênero, têm a mesma forma para determinar substantivos masculinos ou femininos. Destaque, na frase seguinte, os adjetivos que não variam em gênero.
Esta não é uma cidade fácil de viver: trânsito confuso, multidão interminável, barulho atordoante, construções horrendas e sujeira constante.
  • Passe os substantivos das frases para o feminino plural, fazendo a concordância do adjetivo. Observe que o verbo também tem de passar para o plural, concordando com o sujeito da frase.
a) O homem insatisfeito gritava com o freguês assustado.
b) O menino sonhador queria um companheiro de brincadeiras mais amável.
c) O executivo competente atende o comprador confiante.

  • Antônimos são palavras que significam o contrário das suas correspondentes. Reescreva as frases, substituindo os adjetivos, que estão entre parênteses, pelos seus sinônimos. Escolha, se quiser, entre estes: difícil, curto, forte, animador, delicado, corajoso, sincero, verdadeiro. Faça a concordância em gênero e número com o substantivo.
a) Os meninos (fingidos) pedem amor (mentiroso) às meninas.
b) A vida é (bruta) para quem é (covarde).
c) Os sentimentos (frágeis) são sempre (desanimadores).
d) O caminho parecia (fácil), porém era (longo).

  • Substitua os adjetivos assinalados por locuções adjetivas de significado próximo.
a) A capital paulista é muito poluída.
b) Muita gente aprecia o brilho solar.
c) Alguns preferem a vida campestre.

  • Substitua a locução adjetiva por um adjetivo.
a) O amor de mãe é muito grande.
b) O pagamento por mês facilita a compra.
c) Os impostos do ano costumam ser altos.
d) A dedicação do filho emociona.
e) Isso parece problema de osso.
f) Será um trabalho de voz.

  • São Paulo é forte referência de modernidade.
  • São Paulo é referência muito forte de modernidade.
  • São Paulo é referência fortíssima de modernidade.
a) Em duas dessas frases o valor do adjetivo está aumentado, reforçado. Identifique-as.
b) O adjetivos variam em grau. Destaque as duas formas de variação de grau do adjetivo forte, nas frases.
c) Apresente duas formas para varias o grau dos adjetivos: bela e caro.

  • Referência fortíssima, país belíssimo, livro caríssimo...esta terminação íssimo chama-se sufixo. Íssimo é o sufixo que expressa uma qualidade em grau elevado. Esse grau elevado dos adjetivos chama-se superlativo.
a) Qual é a outra forma de fazer o adjetivo passar para o superlativo?
b) Muito é um advérbio de intensidade, porque intensifica, aumenta o valor de um adjetivo. Outros advérbios de intensidade são: bastante, bem, tão.
Reescreva duas vezes as frases seguintes, pondo os adjetivos no grau superlativo. Na primeira vez, use o adjetivo com o advérbio de intensidade, variando os advérbios. Na segunda vez, use o sufixo -íssimo, formando uma nova palavra.

São Paulo já foi uma cidade tranquila.
O rio Tiête era limpo.

c) Reescreva novamente as frases de b, usando o advérbio tão antes do adjetivo. No final da frase, use ponto de exclamação.
  • Alguns adjetivos formam o superlativo com outro sufixo, uma variação de -íssimo. Por exemplo: fácil / facílimo. O sufixo, nesses casos, é -ílimo.. Reescreva as frases seguintes no plural. Passe os adjetivos para o grau superlativo. Use o sufixo -íssimo oi -ílimo, conforme o caso.
a) Morreu aquele homem bom.
b) Ele errou aquele problema fácil.
c) Aquele ruído forte perturbava.
d) Ela encontrou o menino preocupado.
e) Era difícil a tarefa!
  • Observe.
É uma avenida muito paulista.
É a mais paulista das avenidas.

a) Na primeira frase, o adjetivo está em que grau?

b) Na segunda frase, o grau do a djetivo também está aumentado?

c) A diferença é que, na segunda frase, fala-se de uma avenida em relação a todas as demais. Quando se diz a mais paulista de, fica subentendido que é a mais paulista de todas as avenidas paulistas. Faça esse mesmo tipo de superlativo, numa frase que empregue as palavras: forte e homem.

d) Quando o superlativo refere-se à qualidade de uma única coisa ou pessoa, para aumentá-la, ele está no grau superlativo absoluto. Exemplos: muito gostoso, gostosíssimo. Faça o superlativo absoluto de agradável.

e) Quando o superlativo refere-se à qualidade de uma coisa ou pessoa em relação a todas as outras da mesma espécie, chama-se superlativo relativo.
Exemplos: O mais gostoso de todos; o menos gostoso de todos.
Faça o superlativo relativo de agradável.

f) Vida, cidade, agitada. Com essas palavras forme duas frases:
  1. com o superlativo absoluto, uma usando o advérbio e a outra, o sufixo;
  2. com o superlativo relativo, uma com o advérbio mais e outra com o advérbio menos.
Acrescente o que for necessário, para suas frases ficarem bem expressivas.
  • Observe.
  1. Mário é bonito.
  2. Mário é tão bonito quanto Pedro.
  3. Mário é tão bonito!
a) Identifique a frase em que o adjetivo está no grau superlativo absoluto.
b) Bonito, na frase 2, foi usado para comparar uma qualidade entre quem?
c) Na frase citada, o adjetivo está no grau comparativo, porque compara a qualidade de duas pessoas. Quem é superior em beleza?
d) O grau comparativo, portanto, é de igualdade, de superioridade ou de inferioridade?
  • No grau comparativo, camparam-se duas pessoas ou coisas, por meio de uma qualidade. Observe:
  1. São Paulo é tão bonita quanto o Rio.
  2. São Paulo é mais bonita que o Rio.
  3. São Paulo é menos bonita que o Rio.
a) Identifique, nas frases, se o comparativo é de igualdade, de superioridade ou de inferioridade.
b) As frases 1, 2 e 3 expressam o mesmo ponto de vista? Por quê?
c) A variação de grau dos adjetivos ajuda a expressar pontos de vista. Identifique um ponto de vista favorável às cidades grandes, alterando a seguinte frase:
As cidades grandes têm a vida tão interessante quanto as cidades pequenas.
  • Compare pessoas, objetos e animais entre si:
a) usando as palavras tão...quanto;
b) usando as palavras mais...que, ou mais...do que;
c) usando as palavras menos...que, ou menos...do que.
  • Leia este trecho de Uma sugestão ao conde.
"Logo depois, Roxana chegou ao jardim:
-Ah, meu primo, como ele é lindo! Como é talentoso! E como eu o amo!
-Você acha que Cristiano tem talento?
-Mais do que você! Ninguém sabe dizer frases tão lindas como Cristiano: pequeninas coisas que são tudo! Bem, às vezes ele se distrai, fica meio esquisito...Acho que, nesses momentos, as musas o abandonam. Mas, de repente, vem a inspiração e volta a dizer frases maravilhosas.
Edmond Rostand. Cyrano de Bergerac. Tradução e adaptação de Rubem Braga. São Paulo: Scipione, 1987.

a) Encontre no trecho e copie as palavras que indicam o que Roxana achava de Cristiano.
b) Como eram suas frases?
  • Escreva os adjetivos que indicam como Cristinao, às vezes, ficava.
  • Leia esta descrição de um pescador.
            O velho pescador era magro e seco, e tinha a parte posterior do pescoço vincada de profundas rugas. As manchas escuras que os raios de Sol produzem sempre, nos mares tropicais, enchiam-lh o rosto, estendendo-se ao longo dos braços, e suas mãos estavam cobertas de cicatrizes fundas, causadas pela fricção das linhas ásperas enganchadas em pesados e enormes peixes. Mas nenhuma dessas cicatrizes eram recentes.
         Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos, que eram cor do mar, alegres e indomáveis.
Ernest Hemingway. O velho e o mar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

a) De acordo com a descrição, associe no caderno os substantivos do quadro a seus respectivos determinantes.

Substantivos
pescador, olhos rugas, manchas, raios,
mãos, linhas, peixes, mares
Determinantes
suas, magro, alegres, as, os, tropicais,
ásperas, pesados, profundas

b)Quais desses determinantes são adjetivos, isto é, indicam uma característica?

c) Reformule duas vezes o último parágrafo do fragmento O velho e o mar. Use três adjetivos ou locuções adjetivas que deem continuidade à ideia inicial de cada frase.

a) Tudo o que nele existia era bondoso, com exceção dos olhos, que eram ________, __________ e ___________.
b) Tudo o que existia nele era feio. com exceção dos olhos, que eram ___________, ____________ e _________.
  • Substitua as expressões destacadas por um adjetivo de sentido equivalente.
a) raios de sol
b)raios de luz
c) expressão da face
d) trabalhador sem emprego
e) montanha da Irlanda
f) torneio de futebol
g) festa de Pernambuco
  • Leia e observe as palavras destacadas
O Rio das Velhas lambe as casas velhas, casas encardidas onde há velhas nas janelas.
Carlos Drummond de Andrade. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

a) Em "casas velhas", a palavra velhas pertence a que classe gramatical? A que palavra ele se refere?
b) Em "onde há velhas nas janelas", a palavra velhas pertence à mesma classe do verso anterior? Explique.
  • Leia o fragmento a seguir, do qual foram retirados os adjetivos.
Certa noite, ao visitar os avós, Charlie perguntou:
-É verdade que a fábrica de chocolate Wonka é a maior do mundo? (...)
-Claro que é verdade! Ora, você não sabia? É umas cinquenta vezes maior do que qualquer outra!
-E o senhor Wonka é mesmo o fabricante de chocolates mais _________ e __________ do mundo?
-Meu querido - disse o Vovô José, erguendo-se no travesseiro -, o sr, wonka é o fabricante de chocolate mais _______, mais ________ e mais _________ que o mundo jamais viu!
Roald Dahl. A fantástica fábrica de chocolate. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Complete o texto com os adjetivos que lhe parecerem adequados. Mantenha a coerência entre as palavras escolhidas, de modo que todo o texto faça sentido.
  • Complete o quadro com os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas.
a) marciano
b) infinito
c) urbano
d) floral
e) fluvial
f) recheado
Adjetivo
Locução Adjetiva

de chuva

de rio

com recheio

sem fim

de Marte

de flores

da cidade

  • Leia este trecho de letra de música.
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antônio Brasileiro(...)
Chico Buarque de Holanda. CD Paratodos, 1993.

a) Escreva as adjetivos pátrios presentes no texto.
b) Em "Foi Antônio Brasileiro", Brasileiro não é um adjetivo. Explique.
c) Assinale a afirmação que indica uma das ideias que essa letra expressa.
  1. O tipo de mistura que caracteriza a família retratada na música é uma exceção no Brasil.
  2. A população brasileira é composta por uma mistura bem variada de origens.
  • Observe as palavras destacadas e explique se elas exercem função de substantivo ou de adjetivo. Considere o contexto.
a) Os homens brasileiros estão começando a dividir as tarefas domésticas com as esposas.
b) As domésticas estão lutando por seus direitos.
c) Os brasileiros conscientes não jogam lixo no chão.
  • Complete o trecho a seguir com os adjetivos do quadro que lhe pareceram mais adequados.
brancos      azuis      azulado      brilhante      embrulhados       azul
Não era um avo de pato comum. Era meio ________ e brilhante, quase como ovo de Páscoa. Mas ovos de Páscoa são _________. Esse ovo não era; a casca é que era meio azul. (...)
-Mas o que é que esse ovo está fazendo aí?
-Isso não é ovo de pato.
-Acho que é ovo de galinha.
-Não seja bobo! Galinhas botam ovos ________!
-__________ nada! Já vi uns que são ___________, meio beges.
Marcelo Coelho. O Patinho Bonito. In: Vice-versa ao  contrário. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. p. 21-22.

a) Que partes do texto você considerou para completá-lo com os adjetivos?
  • Reescreva o texto a seguir, fazendo a concordância entre os adjetivos entre parênteses e os substantivos a que se referem.
(Raro) são as visitas que a (velho) senhora recebe no seu (antigo) e (ensolarado) casarão. (Grande) e (cheiroso) mangas amadurecem nas mangueiras (centenário), mas desperdiçam-se todas, caindo, (podre), no chão.
  • Sublinhe nas frases os adjetivos compostos.
a) As intervenções médico-cirúrgicas nem sempre são necessárias.
b) Fui a um casamento sírio-libanês.
c) Este é um produto norte-americano.
d) Não existem outros produtos norte-americanos tão baratos quanto este.

Escreva o que você pôde observar sobre o modo como esses adjetivos se flexionam.
a) A cena se passa em um quartel. Qual poderia ser a intenção da pesquisa sobra a comida?
b) Pelas respostas do mestre-cuca, o que os soldados acham da sua comida?
c) Qua adjetivos indica a qualidade que o pesquisador procura nos pratos do cuca?
d) O que provoca a diferença de sentido nas duas ocorrências desse mesmo adjetivo?
  • Leia estes versos.
A dois passos da cidade importante
a cidadezinha está calada, entrevada.
(Atrás daquele morro, com vergonha do trem.)
Carlos Drummond de Andrade. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

a) Reescreva os dois primeiros versos, substituindo os substantivos cidade e cidadezinha por hotem e hotelzinho, respactivamente, e fazendo a concordância adequada.
b) Encontre no texto um adjetivo uniforme e um biforme e escreva-os no caderno.
  • Leia estes versos.
Pobre menina rica, tão rica
Que triste você fica se vê
Um passarinho em liberdade
Indo e vindo à vontade numa tarde.
Vinícius de Moraes. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

a) No primeiro verso a menina é caracterizada com duas qualidades opostas: pobre e rica. Qual o significado desses dois adjetivos no poema?
  • Complete a descrição a seguir, usando os adjetivos do quadro. Faça a concordância.
baixo     magro     fininho     enorme     vivo     amarelo     verde-claro


O Sr. Losna era um homem ________ e _________. Ele parecia um rato, com aquele seu bigode _________ (...). Gostava de usar paletós de tecido xadrez __________ e de cores ___________, com gravatas _________ ou ___________.
Roald Dahl. Matilda. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • Leia a tirinha e responda às questões
a) Por que a aranha chama sua teia de originalíssima?
b) Isso trouxe para aranha alguma vantagem prática?
c) Quais os dois adjetivos que se referem à teia?
d) Qual deles apresenta flexão de grau?
e) Em que grau ele está?
f) Como se flexiona o outro adjetivo nesse mesmo grau, mas na forma analítica?
  • Leia a tirinha e responda às questões.
a) Releia esta frase do primeiro quadrinho: " Mas essa minha velha guitarra é excelente!". Haveria diferença de sentido se a personagem dissesse "essa minha guitarra velha"? Explique.
b) Qual o gênero do adjetivo excelente? Escreva duas frases  com adjetivos que tenham essa mesma classificação.
c) Que outros adjetivos poderiam ser utilizados no lugar  de excelente para que a fala do personagem ficasse mais informal?
d) Releia a fala do último quadrinho, em que o jovem explica por que precisa de uma guitarra nova. Como você entende a expressão "ela está afinada com os anos 70"?
e) Escreva no caderno o adjetivo presente nessa fala. Com que substantivo esse adjetivo está concordando?
f) Reescreva essa fala do último quadrinho, utilizando um outro adjetivo para justificar a necessidade de uma nova guitarra.
  • Leia este texto e escreva o que se pede.
Jantar Chique
Inaugurado no final do ano passado, o restaurante Bistrô, Bistrot é um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e descontraído. É ótimo para conversar com os amigos ou levar uma pessoa especial. alguns detalhes fazem toda a diferença: o ambiente espaçoso, os tons neutros, os janelões de vidro duplo. O restaurante aposta na cozinha clássica francesa, mas inova ao incluir pratos leves como o polpettone vegetariano.
Márcia Naspitz. Marie Claire., São Paulo, n. 144, p. 16, mar.. 2003.

a) Um adjetivo no grau superlativo.
b) Um adjetivo uniforme.
c) Dois adjetivos biformes acompanhados dos substantivos a que se referem.
  • Leia este texto.
Gatos  e originais
Grande potência econômica, o Japão é um dos mais competitivos fabricantes e exportadores de produtos eletrônicos e de automóveis e tem a maior indístria pesqueira do planeta. Atualmente, o país vive à beira da recessão, consequência, entre outras coisas, da crise asiática de 1997 e da desaceleração da economia americana. O iene é a moeda oficial.
Viagem e turismo, São Paulo, n. 2, p. 27, fev. 2003, ano 9.

a) Transcreva os adjetivos do texto.
b) dois desses adjetivos estão no grau superlativo relativo de superioridade. Quais são?
c) Faça uma relação entre o uso desse grau do adjetivo e o conteúdo do texto.
d) Transforme o adjetivo destas expressões em locução adjetiva.
  1. crise asiática
  2. indústria pesqueira
  3. economia americana
e) Faça o inverso com estas expressões.
  1. indústria do planeta
  2. desaceleração da economia
  • Complete as frases com os adjetivos adequados.
a) Quem tem veneno é___________.
b) Quem tem coragem é ____________.
c) Quem tem piedade é ____________.
d) Quem tem vaidade é ______________.
e) Quem tem preguiça é _____________.
f) Quem tem bom cheiro é ______________.
  • Descubra os substantivos que deram origem a estes adjetivos e escreva-os.
a) choroso
b) desonroso
c) duvidoso
d) espirituoso
e) fervoroso
f) ganancioso
g) genioso
h) harmonioso
i) pavoroso
j) fantasioso
  • Complete as frases com adjetivos terminados em -oso, formados a partir dos substantivos entre parênteses.
a) A moça lançou um olhar _______ à criança. (bom)
b) Meu irmão é um jornalista _________. (talento)
c) O inimigo elaborou um plano de ataque __________. (audácia)
  • Associe os adjetivos às locuções adjetivas correspondentes.
a) marciano
b) urbano
c) fluvial
d) capilar
e) infinito
f) floral
g) recheado
h) fraternal
i) filial
j) pluvial
(   ) de chuva
(   ) de flores
(   ) de filho
(   ) de Marte
(   ) com recheio
(   ) de irmão
(   ) de rio
(   ) da cidade
(   ) de cabelo
(   ) sem fim
  • Marque A para adjetivo e S para substantivo nas palavras em destaque.
a) Muito jovens brasileiros gostam de romances policiais.
b) Os policiais vigiam atentamente a cidade.
c) Os brasileiros conscientes não jogam lixo no chão.
  • O adjetivo pode assumir significados diferentes, dependendo de sua posição em relação ao substantivo (antes ou depois dele). Observe bem estas expressões e explique o sentido de cada adjetivo.
a) pobre menina
b) bom rapaz
c) simples trabalho
d) bravo trabalhador
e) menina pobre
f) rapaz bom
g) trabalho simples
h) trabalhador
  • Relacione as colunas.
a) de rocha
b) do ouvido
c) de sonhos
d) do coração
(   ) cardíaco
(   ) rupestre
(   ) onírico
(   ) auditivo
  • Dê o grau superlativo absoluto sintético destes adjetivos. 
a) exigente
b) antigo
c) doce
d) sábio
e) simpático
f) veloz
g) amigo
h) nobre
  • Leia a tira e responda às questões.





32 comentários:

  1. Bom dia, poderia me enviar as respostas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Poderia me enviar as respostas,por gentileza.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber as respostas.. Se possível,você poderia mandar nomeu email : caroolberaldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. eu quero saber que adjetivo eu posso colocar em escola

    ResponderExcluir
  5. Quero saber qual adjetivo posso colocar na frase. "Marta fez uma cirurgia do coração"

    ResponderExcluir
  6. ola gostaria dos gabritos de todas as atividades postadas nesse blog muito show as atividades tenho todas em curso e respondidas mas estou em duvida com algumas, grato desde já..

    Meu email: evandoniederle@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola obrigado por seu trabalho, alto nível, fica bem melhor se poder me mandar o GABARITO... Você 10, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Gostaria de saber o gabarito das questões
    Pós tenho dúvidas sobre as respostas.obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de receber o gabarito dessa atividade. Mande para o email: prof_ivoneide2011@yahoo.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de Receber o gabarito no Gmail:jacielcosta329@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de receber o gabarito email:lucasjunipr49@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, teria como me passar o gabarito das questões do texto Gatos e Originais.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Você pode me disponibilizar o gabarito do exercício?
    e-mail: neyla.sls@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Poderia me disponibilizar o gabarito das atividades?
    schirles@rgsystem.com.br
    Ficarei muito agradecida

    ResponderExcluir
  15. ótimas atividades poderia me enviar o gabarito
    cleci.claudino@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber o gabarito meu email anna.claudia.follmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. The Best Casino Sites in the World 2021
    The best online casinos in the world · 1. Red Dog · 2. InterTops · 3. Betfair Casino · 4. Microgaming Casino · 5. PlaynGo luckyclub Casino · 6. Ignition Casino.

    ResponderExcluir
  18. Poderiam me enviar o gabarito pelo email?
    fraancosta2@gmail.com , estou no aguardo

    ResponderExcluir